10 maio, 2006

Propósito do bem

Fiz alguns propósitos comigo mesma. Quando me dei conta de algumas coisas que faço, pensei: preciso parar com isso! E refletindo sobre o assunto até pensei: não vai ser tão difícil.
Mas o quê! Como é diferente quando a gente toma conciência de algumas coisas, só assim a gente percebe o quanto a gente faz, o quanto é corriqueiro essas coisas em nossa vida e o quanto não são nada, nada legais.
E são justamente essas coisinhas que a gente tanto faz (e pensamos que não há mal nenhum!) que são tão duras de serem eliminadas ou pelo o menos diminuídas da nossa rotina.
Confesso que depois de tomada a decisão já pisei na bola. Justamente por isso, por ser muito difícil.
E sabe o que me deu essa chacoalhada? Este post que eu li no Coisas Bobas , que eu recomendo não só a leitura deste post mas do blog inteiro, porque olha essa menina sabe das coisas (que podem até parecer bobas mas são as que realmente importam!).

Experimente!

Experimente fazer isso, nem que seja por algumas horas:
1) Pensar antes de falar, observar bem o que vai falar;
2) Não falar mal de ninguém, nem de nada. Não criticar;
3) Não ficar emitindo opiniões sobre como as coisas deveriam ser, sobre as coisas que estão erradas, sobre as pessoas (se elas estão certas ou erradas);
4) Não julgar (dizer que algo é bom, que algo é mau...), não ficar estabelecendo verdades, "cagando sentença";
5) Não ficar falando do passado;
6) Não se exibir, não contar vantagem;
7) Não mentir.

Ninguém vai lhe vigiar. Só você mesmo. É um exercício excelente.
Apenas observe-se, veja quantas dessas coisas você faz durante o dia. Veja o que sobra pra falar... Veja como o silêncio é precioso.
Veja como é melhor ficar quieto a falar mal dos outros, das coisas, do mundo, da "conjuntura atual".
É difícil?Ôoooo!!!!! Muito, muito, muito, muito difícil.Talvez você ache melhor experimentar um item desses por vez. Mas experimente e vá fundo. Observe-se MESMO. Fique atento, fique ligado. Pense antes de falar.
Essas coisas todas que eu listei acima poluem a alma, entulham a mente, obscurecem a visão, deixam a gente muito, muito infeliz. E ainda jogam no mundo sementes que não prestam... sementes essas que vão germinar e gerar frutos.
Por isso, eu peço: tente. Just try it! Esse exercício é um mergulho interior.Eu também vou tentar.

Eu já tô na ativa, escorregando, tropeçando, mas aprendendo, muito!



Um comentário:

  1. ai, Alda! eu tento TANTO tudo isso também... e nem sempre consigo, lógico. mas só tentar já me deixa bem satisfeita comigo mesma, sabe?

    beijoca!

    ResponderExcluir

Oi?