Acabei de ler o livro "Buda - O mito e a realidade" do Heródoto Barbeiro, quem me indicou esse livro foi o Rafa, que agora tá pegando ondas lá no Canadá, vida boa. E merecida.
Gostei bastante, vou colocar aqui alguns trechos que selecionei:
Ninguém pode dar o nirvana a ninguém. Ele não pode ser doado nem comprado. É preciso trabalhar por ele. Praticar a moralidade ajuda. E a mais importante é não prejudicar os outros. Não basta ajudar o próximo, é preciso não prejudicar. Pode parecer uma sutileza, mas não é. Não prejudicar é um primeiro movimento, ajudar é o segundo, e a prática budista é baseada no olhar interior e no reconhecimento do que se vê. Só assim é possível superar o ego, a mente pública.
É preciso entender a natureza humana como ela é, e não se lamentar ao encontrar pessoas falsas, irritadiças, instransigentes, odiosas, vingativas e intolerantes. Todos deixamos o ego lustrar nossa mente impura. E ainda achamos estar carregados de razão. Nossa mente ilusória prega-nos peças todos os dias. Por isso é muito difícil ser bom, sem prejudicar o outro. Por que impedir que destruam as matas, se os terrenos podem ser vendidos com grande lucro? Por que separar o lixo se pode ser atirado nos rios e carregado para a porta de outras pessoas? Por que conservar um monumento histórico se ele pode dar lugar a um prédio enorme? Nada de abrir a mão de pendengas, de retaliação, de oportunidades de acumular dinheiro. A mente poluída vai dizer que somos idiotas, incompententes, visionários, para dizer o mínimo. É ela que estimula o salve-se quem puder.
...Achar que a felicidade é um carro novo ou dinheiro no bolso é uma ilusão, pois o carro pode sofrer um acidente o dinheiro, ser roubado. Vão gerar mais dor. Não se pode esperar das coisas mais do que podem proporcionar. O carro serve como meio de transporte e o dinheiro para comprar. Nada mais. Buda ensinou que não se deve procurar a felicidade duradoura, que não se obtém de força externa. É preciso ter paz interior.
...Buda não construiu uma doutrina para intervir na vida social das pessoas, por isso não reconhece o casamento religioso, nem nas escolhas pessoais que todos têm o direito de fazer. A virgindade não faz as pessoas melhores ou piores.
Tem mais coisas, vou colocando aos poucos. E ainda tem gente querendo o usar o computador!
30 janeiro, 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Marcadores
2014 em partes
(10)
2015 em partes
(6)
Amigos
(98)
Ano Novo
(15)
Aqueça!
(5)
Bem Bom
(23)
Bobeirinhas
(6)
Bom de ver
(3)
Carnaval
(16)
Conversa de crianças
(1)
Dia desses
(1)
Dicas
(51)
Ele disse
(3)
Espelho
(5)
Família
(113)
Férias
(41)
Flashback
(1)
Foto da Semana
(51)
Fotos Pessoais
(127)
Humor
(23)
Importante
(8)
Inspiração
(4)
Lindo de ver
(4)
Listas
(5)
Meninas que cantam
(4)
Meu pai
(11)
Minha mãe
(11)
Músicas
(64)
Natal
(13)
Nós dois
(15)
Post surpresa
(22)
Séries
(3)
Sonhos
(12)
Trechos de Livros
(46)
Verdades
(39)
Vida
(96)
Vivendo e aprendendo
(33)
Zeca
(57)
Quando irá postar mais sobre o livro, O mito e realidade...???
ResponderExcluirOlá Fernando,
ResponderExcluirAs coisas andam meio corridas por aqui, mas assim que tiver um tempinho posto mais, pode deixar.