29 março, 2008

Trechos

Só uma coisa coisa me salvou uma vez. Eu estava no táxi com uma mocinha que tinha acabado de conhecer, indo para o vazio, quando ela pegou na minha mão e ficou segurando. A sensação de segurar a mão de alguém não se comunica com o desejo. Comunica-se direto com a felicidade, com o bem-estar. Segurar a mão de alguém não é sexo, é consolo.

Feliz de verdade. Scott Mebus. Acabei de ler.

''''''

Como ser um artista

Fique tranquilo. Aprenda a observar caramujos. Plante jardins impossíveis. Convide alguém perigoso para um chá. Faça pequenos sinais que digam SIM, e cole todos pela casa. Faça amigos com liberdade, sem desconfiança. Olhe com esperança para seus sonhos. Chore durante os filmes. Num balanço à luz da lua, balance o mais alto que você puder. Cultive o humor. Recuse-se a ser "o responsável". Faça por amor. Tire várias sonecas. Desprenda-se do dinheiro. Faça isso agora. O dinheiro virá naturalmente. Acredite me magia. Dê muita risada. Celebre todo momento glorioso. Tome banhos de lua. Desenhe nos muros, nas paredes. Leia todo dia. Imagine-se uma pessoa mágica. Brinque com crianças. Escute as pessoas mais velhas. Esteja aberto. Mergulhe fundo. Seja livre. Abençoe-se. Deixe os medos de lado. Divirta-se com tudo. Entretenha sua criança interior. Você é inocente. Costrua um forte com lençois. Molhe-se. Abrace árvores. Escreva cartas de amor.

De volta ao meu lugar. Vera Peirão


'''''''

Há muitas formas de percorrer o caminho em direção à iluminação, e uma delas é para ser paciente e entender que, geralmente, as reações imediatas provêm do ego. O que fazer? Ser paciente, não reagir com o ímpeto que o ego impõe. Assim como no Cristianismo, o Budismo recomenda que não julgue ninguém. Julgar implica dar uma sentença, e o risco de errar é imenso. O Budismo é uma religião que tem início e fim na própria mente, o que quer dizer que ninguém pode progredir no caminho da iluminação por ninguém. Por isso é preciso dominar o ímpeto que o dia-a-dia provoca em todos nós. É uma luta constante, sem tréguas, que, muitas vezes, continua mesmo quando estamos dormindo. Por isso é preciso estar sempre vigilantes para conter a mente impura - o ego - e liberar a mente búdica. Faça um exercício prático: cumprimente um colega pelo sucesso alcançado. Você é capaz? É capaz de elogiar mais do que diminuir o comportamento alheio? Aparentemente, é fácil. Experimente.

Buda - O Mito e a Realidade. Heródoto Barbeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi?