12 agosto, 2008

Trecho

“- Primeiro, quero fazer-lhe uma pergunta, irmão Simeão. Por que os frades são tão neuróticos a respeito do tempo? Isto é, por que as coisas têm que ser feitas nas horas exatas, nem um segundo depois?

- Estou contente por ter perguntado, Teresa. Para dizer a verdade, eu era um tanto fanático a respeito do tempo muito antes de vir para este lugar. Lembre-se, tudo o que o líder faz envia uma mensagem. Se nos atrasamos para uma entrevista, reunião ou outros compromissos, qual é mensagem que estamos enviando aos outros?

- Pessoas atrasadas me deixam loucas! – a treinadora exclamou. – Estou gostando muito do fato de o tempo ser respeitado aqui, porque gosto de saber o que esperar. Respondendo à sua pergunta, Simeão, eu capto várias mensagens quando uma pessoa se atrasa. Uma é que o tempo dela é mais importante que o meu, mensagem que considero arrogante. Atrasar-se também transmite a mensagem de que não devo ser muito importante para a pessoa, porque ela certamente seria pontual com alguém que ela achasse importante. Também me passa que a pessoa não é muito honesta, porque pessoas honestas cumprem a palavra e seguem os compromissos, inclusive os de tempo. Atrasar-se é um comportamento extremamente desrespeitoso e, pior, cria hábito.

Simeão sorriu, dizendo: - Acho que não há nada mais a ser dito a respeito disso. Espero ter respondido às suas perguntas, Teresa.

O monge e o executivo - p.88/89

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi?