15 abril, 2009

Cotidiano desconectado

Não é que o mundo seja só ruim e triste. É que as pequenas notícias não saem nos grandes jornais. Quando uma pena flutua no ar por oito segundos ou a menina abraça o seu grande amigo, nenhum jornalista escreve a respeito. Só os poetas o fazem. (Rita Apoena)

Às vezes me sinto meio deslocada do mundo pois é justamente nesses fatos que não saem na mídia que eu dou atenção.
Esses dias mesmo estava pensando sobre isso e quando vi esse trecho da Rita Apoena na internet me identifiquei por completo.
Eu não assisto mais telejornais, não leio mais jornais, em sites não abro links de violência, assaltos etc. Ver essas coisas não me fazem nada bem e pra falar a verdade acredito que não faça bem para ninguém.
Não vejo sentido ficar sintonizado com notícias ruins, imagens violentas. Prefiro assistir o Chaves, ou ler um livro/revista ou simplesmente deixar a tv desligada. Hoje até tenho mais opções pois assinamos a Net há um tempo então tenho para onde escapar.
Lógico que muitas vezes parece que vivo num mundo a parte, pois quando aconteceu o caso da Heloá fui ter conhecimento e saber que era na cidade em que moro, acho que no terceiro dia. Um piloto nos EUA fez um pouso de emergência em um rio e eu fiquei sabendo dias depois e todos comentavam do resgate e tal e eu não tinha visto nada. A tragédia em Santa Catarina idem. As enchentes em dias de chuva em São Paulo, a sapatada no Bush idem-idem.
O que eu gostaria mesmo era poder ajudar essas pessoas (independente de como, com dinheiro, com apoio, com trabalho), ficar assistindo a tragédia delas pela tv faz eu me sentir uma sei lá o quê. Ficar sentada confortavelmente no meu sofá, de banho tomado e barriga cheia, vendo e comentando desgraça alheia, para mim é lamentável. Alguns me questionam: o que podemos fazer? Rezem por eles! Se não podem fazer nada desliguem a tv e rezem.
Esses dias outro fato até engraçado, uma colega do escritório veio toda empolgada querendo saber se eu queria participar do bolão para ver quem iria ganhar o Big Brother e eu: ãh?...Nem sabia que iria acabar naquela noite, quem era os finalistas, nada. rs, rs. Foi até engraçado.
Não vou mentir, já acompanhei alguns anteriores, mas agora simplesmente não me atraem mais.
Novelas também idem. Não sei qual vai terminar, a que vai começar, nada. Geralmente assisto quando tem alguém de fora em casa ou quando estou na casa de outras pessoas. Ai sempre rolam aqueles comentários sobre a cena, sobre o que vai acontecer e eu com aquela cara de ãh? Não sei, eu não assisto essa novela. Caras de espanto total.
Por outro lado, praticamente não tenho com quem comentar aquele trecho lindo de um livro que estou lendo. Ou aquele filme argentino que vi na tv em um sábado à tarde. Novamente as caras de espanto e dessa vez sou eu quem ouço ãh??

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi?