17 junho, 2010

Falando em filmes

Faz um tempo já que assisti o filme "Peixe Grande e suas histórias maravilhosas". E um diálogo entre o Peixe Grande e sua nora ficou na minha cabeça.
Ele explica para ela que aprendeu que, quando chega em um lugar, ele nunca faz nenhum comentário sobre duas coisas: política e religião. Pois nunca se sabe quem está por perto e o risco de ofender alguém com esses dois temas é muito grande.
Concordo com ele. Na verdade devemos ter cuidado com as nossas palavras em qualquer assunto (ainda mais em um ambiente novo) porém esses dois exigem muito mais cautela. E bom senso da nossa parte. E cuidado, sempre. Nem sempre as atitudes que temos com boa intenção geram bons resultados. Precisamos nos comedir.


Já com outro filme (que também faz tempo que assisti) O leitor, refleti sobre as inseguranças que temos. Como isso pode afetar nossas vidas, de uma forma drástica até, como conta a história desse filme.
Como assumir certas coisas perante a sociedade, para algumas pessoas , pode ser muito difícil e doloroso. A vergonha e a insegurança podem tomar propoções gigantescas.
Por isso penso que devemos tomar muito cuidado com nossos julgamentos, com nossos "achismos". Com nossa mania de achar que todos devem ser, agir, ser como nós. Se eu consigo, fulano também consegue. Se eu fiz, qualquer um pode fazer. Não é bem assim.
Existem limitações que precisamos entender. E ajudar. Acredito que a ajuda é sempre mais útil do que o julgamento, do falar só por falar.

Outra coisa, e isso vejo muito no dia a dia. Ressaltar, geralmente por meios de brincadeiras e gracinhas, características alheias.
Fulano é muito magro. Ele é tão magro quanto não sei o quê. Ele é mais magro do que meu filho de treze anos. A perna dele é da grossura do meu braço. E por aí vai.
Fico pensando: imagine se para o fulano a magreza seja realmente um problema para ele? Se todo dia ele se olha no espelho e se incomoda com aquilo. Imagine o quanto deve ser dolorido ver isso exposto assim, por meio de chacotas, na frente de outras pessoas.
Precisamos nos policiar, muito. E todos os dias. O ditado é velho mais ainda muito válido: pense antes de falar.

"Quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores do que o silêncio"
Provérbio Indiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi?