09 outubro, 2012

Aqui tem!

Dias atrás, assistindo um programa jornalístico da Globo News (que não me lembro o nome) enquanto fazia um lanche, me surpreendi com os comentários de dois jornalistas dizendo que no local onde moram não há a coleta seletiva de lixo. Se eu não me engano, a jornalista era de Brasília e o moço de São Paulo ou Rio.

Ele disse que separava o lixo dentro de casa mas que sabia a partir daí tudo era misturado.
Bom, acredito que eu, que ambos devem morar em bairros e locais de classe média-alta e me surpreendi por não haver esse tipo de coleta ou separação do lixo em caso de condomínio.

Daí eu pensei, poxa, que legal Santo André ter esse tipo de coleta (isso sempre me dá orgulho), uma vez por semana passa o caminhão apenas para recolher o lixo reciclável, somos privilegiados!
Em seguida eu me lembrei de sempre observar os sacos de lixos nas calçadas colocados pelos moradores ignorando totalmente o tipo de coleta do dia, no dia do reciclável tem restos de comida misturado, no dia do orgânico tem um moonte de garrafas pet, embalagens plásticas, etc.

Isso é no mínimo triste. Um descaso com o meio ambiente e desvalorização do serviço prestado pela prefeitura.

Nessas ocasiões sempre me lembro da mãe da minha amiga Juliana, elas moram em São Bernardo, onde não há a coleta seletiva e sim pontos espalhados pela cidade onde podem ser descartados os recicláveis, e todo domingo o pai dela colocava no carro o lixo separado por ela durante a semana e ia levar até um desses pontos.

Que diferença não? Olha o que a concientização não faz!

Mas quem sabe aos poucos a conscientização vá chegando e a separação vire um hábito para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi?