21 outubro, 2012

Numa cidade de Minas...

...chamada Santa Rita do Sapucaí, tem algo que chamou minha atenção em duas reportagens. A primeira que vi foi no Fantástico e a segunda li na revista Vida Simples desse mês.
No presídio da cidade é oferecido para os detentos oportunidades de trabalho que proporcionam benefícios para eles e para a sociedade. Além de algo que acho fundamental em uma recuperação, a oportunidade de se remedir perante a vítima do crime pelo erro cometido não apenas com um pedido de desculpas, mas com a devolução do valor bem roubado (nos casos de latrocínio).
Com o apoio de empresários da região, os detentos trabalham na execução de reformas dos prédios públicos e recebem em troca um salário e a diminuição de um dia da pena a cada três dias de trabalho.
Metade do salário vai para a família do preso e a outra metade para vítima, e a proposta é que a entrega nesses casos seja feita pessoalmente.
Ótima oportunidade para ocorrer um perdão por parte da vítima e a recuperação do que era seu por direito.
Levando em conta ainda que em uma cidade pequena o convívio seja de paz com a liberdade do preso no futuro.
O trabalho é sempre uma oportunidade de dignidade e também de deixar claro  a realidade da vida, afinal, ganhar o pão de cada dia da forma certa não é tarefa fácil mas única. Muitos ali, quem sabe, só aprenderam a roubar.
Agora uma nova proposta foi levada para eles: pedalar em bicicletas fixas para gerarem energia limpa que mantém lâmpadas da praça e de avenidas  acessas durante a noite.
O projeto se chama Luminar e obteve ajuda da sociedade local, a polícia  doou as bicicletas do dep.de achados e perdidos e técnicos em eletrônica do polo de tecnologia da cidade transformaram as bicicletas, que foram conectadas a um banco de baterias doadas por empresários locais.
Não são brilhantes ideias? Precisavam ser copiadas em mais cidades não?
Nas recentes propostas políticas se falava muito de segurança ou melhor da falta dela nas cidades. E a oferta dos candidatos era sempre a mesma: construção de mais presídios, nenhum deles propôs reformas como estas no modo de dirigir um presídio. Que talvez poupassem a construção de outros...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi?