15 novembro, 2012

Sacola plástica ou de papel?

Esse é o nome de uma matéria da revista Vida Simples do mês passado que me causou um certo espanto pois nela é defendido a preferência pelo plástico ao invés de papel...Fato que eu sempre fui contra e acreditava que estava certa.
Na matéria são defendidos os seguintes fatos: a sacola de plástico pode ser mais reutilizada do que a de papel e a fabricação desse material é a que menos emite gás carbônico, que é responsável pelas mudanças climáticas.
Também é citado que as sacolinhas de plásticos são muito utilizadas para o descarte do lixo doméstico impedindo assim a necessidade de comprarmos sacos de lixo próprios para isso. 
Na verdade o grande vilão da história é o consumo inconsciente e a falta do descarte consciente.
Bom, vamos lá, eu acho que a sacola de papel também pode ser reutilizada porém requer um cuidado maior no uso para isso.
Mas concordo que o ponto a ser tratado é o consumo sem freios. 
Precisamos usar mais a frase: "Não precisa por na sacolinha não tá? Eu guardo na minha bolsa/levo na mão/ou ponho na sacola que já estou usando".
Principalmente para aquelas sacolinhas de tamanhos diferenciados que sabemos que não vamos usar para nada, por exemplo aquelas que na farmácia colocam uma cartelinha com 4 comprimidos.
Precisamos pensar e repensar em ideias para diminuir esse consumo, esses dias mesmo eu pensei: prá que colocar uma sacolinha no lixinho da pia da cozinha se depois vou jogar tudo dentro de um saco de lixo maior? Posso muito bem jogar o lixo direto no baldinho e depois lavá-lo!
Pesquisando, descobri também que as sacolinhas de plásticos e os sacos de lixos na cor azul são feitos de matéria-prima virgens já o saco de lixo preto é de material reciclado.
Mais um fato que reforça a necessidade de diminuir o uso das sacolinhas e utilizá-las bastante antes do descarte.
Aposto que se pensarmos mais vamos encontrar mais algumas alternativas para diminuir esse consumo.
Então...pensemos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi?