03 junho, 2014

Consciência



Fiquei pensando em algo que ocorreu há uns dias atrás.
Lembram dos saques feitos nas lojas de Recife durante a paralisação da policia?
Vi uma reportagem mostrando que muitas pessoas se arrependeram do ato e foram até a delegacia devolver os objetos saqueados.
A maioria declarou ter ido no “embalo”: viram algumas pessoas invadindo as lojas e saindo com televisores e eletrodomésticos e pensaram: por que não?
Depois a consciência pesou.
Um aposentado que disse que consegue viver com dignidade com sua aposentaria ao chegar em casa com tais objetos se sentiu mal, teve um ataque de tremedeira e se pensou: por que eu fiz isso? E foi um dos que foram fazer a devolução.
Como a gente faz besteiras indo com a “maré” não é? Como todos fazem não tem problema que eu faça também. Ilusoriamente pensamos estarmos sendo encobertos pela multidão, ninguém vai me ver lá no meio, então beleza.
Todos nós estamos sujeitos a ter tal atitude e em vários setores e sentidos. E o mais fácil.
Temos o poder do raciocínio e da reflexão mas o usamos muito pouco.
Mas que foi uma atitude porreta desse pessoal foi. E uma grande lição aprendida imagino eu.



2 comentários:

  1. Bom dia Tia tatá!!!Esse é um assunto que dá margem para muitos debates.O senhorzinho,com certeza se arrependeu,mas acredito que alguns possam ter ficado com medo de serem reconhecidos nas câmeras de segurança.E isso de seguir a massa é um fato,as pessoas pensantes...são raras.Minha mãe estava falando que ela pega balas porque todo mundo pega lá no bingo,ai eu disse:Nossa espero que eles não comecem a matar.rs

    ResponderExcluir
  2. É verdade, bora colocar nossos neurônios para pensar!
    Uma coisa que eu aprendi e que fez muito efeito para mim: Deus está na nossa consciência.
    Por isso quando "sacamos" que fizemos algo errado nos sentimos tão mal.
    Com seu comentário pensei em outra coisa: por que os maus exemplos pegam tão fácil não é? Por que não fazemos o mesmo que Madre Tereza, Gandhi, Chico...se fizéssemos um tiquinho só já seria TÃO bom!

    ResponderExcluir

Oi?