16 janeiro, 2015

Dica: Livros - Li e reli

Assim que o faxinão acabou peguei o livro Jardim de Inverno (autora Kristin Hannah) e estava bem curiosa para lê-lo.
Quem me emprestou foi a minha irmã, a Arleide. Ela ganhou de aniversário do Dênis e a principio não botou muita fé. Autora ainda desconhecida, nenhum comentário sobre o livro...mas quando ela começou a ler não queria largá-lo. Queria ver o que ia acontecer, onde iria parar aquela história.
E comigo foi a mesma coisa, li super-rápido. A história é bem bonita, tem um mistério bem inteligente.
A trama gira basicamente no relacionamento de uma mulher com suas duas filhas. Elas cresceram e aprenderam a conviver com uma mãe distante e de pouco carinho e já adultas, aos poucos, entre dores e perdas, elas vão aos poucos descobrindo o porquê de tudo isso e o entendimento, claro, alivia o coração de todos e as coisas se transformam, ganham outras cores e sentido.
Quando minha irmã me falou dele a primeira vez ela disse: as personagens das duas irmãs se parecem com a gente... a mais velha é casada, tem filhos, é uma mãe dedicada e apesar de estar em um momento difícil no casamento acha que tudo valeu a pena. A mais nova é aventureira, é fotógrafa, não quer embarcar num relacionamento mais sério e é toda desligada dos afazeres do dia a dia.
É...confesso que achei bem parecidas mesmo. rs,rs,rs.

Já o "Um chapéu para viagem" eu reli. Também é da Zélia Gattai. Me empolguei depois de reler o "Anarquista graças a Deus" e já emendei esse que é tão bom quanto.
Nesse o relato é do inicio do relacionamento dela com o Jorge Amado, que rendeu um casamento de muitos anos.
E por coincidência também tem dois personagens que me parecem familiar, os sogros dela são bem parecidos com a minha mãe e com meu pai! Até imaginava os dois falando aquelas coisas. 
É uma leitura leve, com passagens divertidas, outras tensas pelo envolvimento político do Jorge Amado naquela época e outras bem emocionantes.
Bom, eu já virei fã faz tempo da Zélia. E como adoro esses relatos de vida, de experiências, esse é mais um prato cheio.
Um trecho bem engraçado é quando a sogra, a dona Eulália, que ama os filhos ao ponto de não querer que eles se casem pois nenhuma moça merecia ser suas esposas, conta para Zélia que quando o segundo filho nasceu, um cunhado foi visitá-la e ao ver o menino fala: vixe! que menino feio! parece um bolachão! "Espia mesmo o que ele foi me dizer Zélia".
Há, há, há, fiquei imaginando a cena, uma mãe assumidamente e exageradamente coruja ouvir isso sobre um filho recém-nascido.
Ah! Não é nesse ponto a semelhança com minha mãe não viu? rs,rs,rs
É mais no jeito de falar, no uso das palavras e da entonação nas frases.

Então, quem estiver a caça de leituras, tá aí mais uma dica. Ou melhor, duas dicas!



4 comentários:

  1. Ai, amiga!!! É o tipo de livro que eu amo ler!! Valeu as dicas!! Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Meninas, reforço: esses livros são muito bons!
    O Jardim de Inverno tem um final surpreendente e o Chapéu para Viagem e livro leve mas que impulsiona a ler um sempre um pouco mais a cada página, é difícil colocar o marcador para pausar a leitura.
    Tenho certeza que vocês irão gostar.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Quero ler, também fiquei curiosa :-)

    ResponderExcluir

Oi?