07 janeiro, 2015

Eu sei fazer uma coisa e a outra

Quando digo que estou trabalhando até tarde ou durante um sábado alguns dizem que sou louca. Como se eu estivesse fazendo a coisa mais absurda do mundo.
Quando eu digo que fiquei 8 dias fazendo uma faxina em casa. Idem.
Daí eu penso: quem consegue ter algo para se fazer no trabalho, ter prazo e simplesmente ir para casa pois deu seu horário?
Limpar o local onde eu moro, minha casa, com um faxinão 1 vez ao ano é loucura?
Bom, então sou loucona mesmo.
No trabalho claro que prezo meu horário e meus compromissos particulares. Mas também tenho ciência de quando é necessário um esforço meu, uma dedicação extra para que algo aconteça, que é da minha responsabilidade, eu tenho que ficar até mais tarde, não tem jeito.
E em casa, passo o ano inteiro limpando daquele jeito né. Como alguns dizem limpando "onde o padre passa" ou "dando uma carioca".
Nem sempre dá para dar uma caprichada, faço o básico, varro, passo o pano, tiro o pó, dou uma ajeitada básica, lavo banheiro, área, garagem e às vezes a cozinha. Ah! Lavo e passo a roupa. Geralmente faço isso na sexta a noite, vou até de madrugada. E é claro, tem dia que tô bem cansada, tem dia que tá muito frio, tem dia que tô gripada. Mas não tem jeito. Tem que limpar, organizar. Afinal moro com um cachorro_cá pra nós lindo de morrer_e não dá para largar as coisas.
Esse final de ano foram 08 dias de faxina. De manhã até a noite. E alguns dias bem a noite. Véspera de Natal faxinei até às 19h. Depois tomei um banho e fui para casa da minha irmã. Dia 25 passei o dia por lá e no dia 26 voltei pro batente. Terminei tudo mesmo no dia 31. Mas também limpei tudo. Lavei tudo o que precisava ser lavado. Cobertores, travesseiros, sapatos, sandálias, objetos de decoração. Limpei banheiro desde o teto, lavei os azulejos, limpei todos os armários, portas e janelas. Separei objetos, roupas, livros e cd´s para serem doados. 
Ufa! Sempre termino com dores nas costas e dessa vez com a rinite atacada também.
Mas quando eu terminei de lavar todos os panos usados, deixá-los de molho nos baldes limpinhos, a lavanderia limpinha e cheirosa. Entro em casa e vejo e sinto tudo limpo e organizado: é muito bom.
A sensação de dever cumprido me faz um bem enorme. Pensar: agora vou tomar um banho daqueles e vou descansar. Não só hoje, mas os demais dias de férias que tenho pela frente é delicioso.
E digo: assim como eu sei trabalhar eu também sei descansar. Os horários ficam loucos e quando o sono bate eu me jogo na cama e durmo pra valer. Acordo na hora que acordo. Sem o menor peso na consciência ou pudor por ser meio-dia.
Abro o sofá e curto filmes e mais filmes, deito na cama e leio sem ficar olhando no relógio para ver se "não é muito tarde".
Não sei fazer de outro jeito. Não sei descansar primeiro e trabalhar depois. 
Assim como sei também durante o ano, pegar um feriado e falar: hoje vou descansar.E faço isso numa boa.
Claro, casa é casa. Tem sempre algo o que fazer não tem jeito. E isso, nós mulheres aprendemos desde cedo. =(
Mas é bom aprendermos também a curtir quando se deve. Ficarmos de boa.

Um comentário:

  1. Alda, certíssima! Faxinão uma vez por ano de 8 dias é puxado mas certeza que vale a pena kkk
    Adorei sua postura de saber que cada hora tem sua hora e fazer como os italianos as vezes de se deixar pelo prazer de não fazer nada rs
    Adorei <3

    ResponderExcluir

Oi?