10 agosto, 2015

Conserta-se



Dia desses fui levar meu ferro de passar roupas para consertar.
Chegando lá o senhor me falou: você quer esperar? Em uns 20 minutos tá pronto. (era só trocar o fio queimado)
- Quero sim.
Sentei e esperei.
Nisso entrou uma senhora também com ferro para conserto.
O senhor avaliou e disse: Fica pronto dia 29 de setembro.
A senhora espantada corrigiu: 29 de agosto né?
Ele pensou um instante e confirmou: Não, de setembro mesmo. Temos muita coisa na frente.
Até eu me espantei, muita coisa mesmo!
Será um bom indicio de que as pessoas estão preferindo consertar do que comprar um novo? Tomara!
Já que o mais comum é ouvirmos “não vale a pena consertar e sim comprar um novo.”
Eu acho que consertar vale a pena na grande maioria dos casos, mesmo que o valor do conserto seja quase o mesmo de um novo na loja. Acho que ali tem muita matéria-prima, muito plástico, metal e energia humana para serem desperdiçados assim.
A peça nova é sempre mais atraente, claro. É mais moderna, tem cores diferentes. Mas será mais recursos e energia tiradas do meio-ambiente para fazê-la. E a antiga, vai no máximo para o lixo reciclável se houver essa preocupação.
Será que esse período econômico turbulento pelo qual passamos está causando reflexões desse tipo?
Torço para que sim. Quando mexe no nosso bolso começamos a avaliar melhor nossas decisões no dia a dia.
Bem que dizem que as crises também agem positivamente. Acho esse fato um bom exemplo.
Nada como um período mais dificultoso para nos trazer a realidade de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi?