07 setembro, 2015

Sobre a raiva

Dias desses fui pegar um compostos de florais na farmácia e peguei mais uma vez um exemplar da revista Samadhi. Essa revista tem matérias sobre anjos, aromaterapia, espiritualidade, etc. Eu a considero uma revista esotérica então faço a leitura com cuidado sobre o que estou absorvendo. Mas já é segunda vez que ela me traz informações legais. A primeira foi sobre uma matéria que informava que dores na costas podem ser causadas pelo refluxo. Bingo! Naquela semana uma amiga do trabalho tinha ficado uns dias afastada devido a uma repentina dores nas costas que ela não sabia da onde vinha e ela...tem refluxo. Passei para ela a matéria e ela foi correndo pesquisar sobre o médico.

Dessa vez me deparei com uma matéria sobre Reiki com informações muito úteis. Uma delas é sobre a raiva. Gostei muito dos esclarecimentos do Johnny De´Carli e resolvi colocar um trechinho aqui: 

 ...De acordo com equipamentos médicos, uma pessoa na hora de uma explosão de raiva emite ondas eletromagnéticas na mesma frequência de pessoas com problemas mentais muito sérios. Isso quer dizer que no momento em que você está tendo uma explosão de raiva, você é comparado a uma pessoa insana e desastres acontecem, situações que poderão ter consequências desastrosas e comprometer toda a tua existência. 
Essa é uma emoção que consome tanto a nossa energia vital que, de acordo com os especialistas, você consome no momento da raiva a mesma quantidade de energia que você consumiria em oito horas de trabalho e isso explica porque muitas pessoas já acordam cansadas, mas esse cansaço não é proveniente do excesso de trabalho e sim do excesso de raiva e de preocupações que nós temos.
...Albert Einstein que afirmava que a energia é igual matéria vezes velocidade ao quadrado. Matéria é energia condensada, então quando você sente raiva em excesso, a energia fica condensada e cria-se bloqueios energéticos dentro do organismo, que por consequência acabam bloqueando o fluxo energético, com bloqueio principalmente do primeiro vórtex de energia que nós temos, que é o primeiro chakra da força e da vitalidade. Aí vem as doenças psicossomáticas.
Hoje a Organização Mundial da Saúde já consegue comprovar que 90% das nossas doenças são criadas por nós mesmos, e o excesso da raiva vai te trazer o quê? Excesso de peso, porque com esse chakra bloqueado a gente vai buscar energia no alimento. Outros problemas que surgem são os circulatórios, problemas nos ossos, inflamações nas articulações, problemas crônicos na coluna, problemas no intestino grosso e nos rins, há também um descontrole na temperatura do corpo (pessoas que têm que os pés e mãos muito gelados), tensões musculares, hipertensões...veja que todos esses problemas são provenientes da raiva. Então é preciso deixar de sentir raiva, senão não adianta você querer tratar todos esses problemas. 
Por isso os japoneses dizem que não existem as doenças e sim pessoas doentes...

O trecho destacado em vermelho eu não concordo. Acho que sentir raiva é natural, é uma reação do nosso organismo. O que fazemos de errado é prolongar essa sensação por horas, dias ou anos. Revivendo o ocorrido, imaginando situações de revides, diálogos imaginários etc. Ficamos expondo nosso corpo a essas sensações várias e várias vezes sem necessidade. A situação já passou mas continuamos a remoer o ocorrido muitas vezes sem mesmo conversar, dialogar com a pessoa que causou tão desconforto.

Mas achei bem interessante as demais citações. Realmente, se pensarmos a maioria das besteiras que fizemos foi num momento de raiva. "Não deveria ter dito aquilo...não deveria ter feito isso...mas eu estava com tanta raiva!" justificamos, ou melhor, tentamos justificar.
E a raiva faz tanto mal para gente quanto para quem a direcionamos. As vezes pensamos que ataques de raiva nos "alivia", estamos "expurgando" sensações ruins mas acho que não é bem assim. É mais um comodismo nosso para não nos controlarmos. Ainda mais quando tais ataques são rotineiros.
 

2 comentários:

  1. Muito interessante mesmo, Alda! E super concordo também... A raiva tem um poder grande de nos adoecer, nos prejudicar. Seja quando ela é colocada pra fora sem medida ou quando é guardada (e cultivada) dentro de nós. Difícil, né?

    Ah! Não sei se esses florais que vc mencionou são o de Bach, mas, coincidência, voltei a tomá-los na sexta passada. PRECISADA. HAHAHAHAHA. Eles fazem uma diferença tão grande pra mim! Fazia um tempão que não tomava e agora senti novamente a necessidade.

    É isso aí! Vamoquevamo, Aldoca! Boa semana pra vc!

    ResponderExcluir
  2. É Tati, é uma questão delicada.
    Acho que temos que ter um cuidado principalmente nas "raivinhas" diárias sabe? O chefe pede uma coisa a gente reclama, "assopra", fica com raiva. Começa a chover no fim da tarde a gente reclama, "assopra", fica com raiva. O ônibus passa dois minutos antes (ou depois) a gente reclama, "assopra", fica com raiva.
    Como vamos chegar no fim do dia?? Só o pozinho. Depois adoecemos e ainda dizemos: esse trabalho me deixa assim, minha família me deixa assim...

    Sim, os florais são os de Bach. Minha irmã pede que eu pegue para ela daí aproveito e pego para mim também, até o Zequinha toma de vez em quando. Eu também gosto bastante.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Oi?