05 fevereiro, 2016

Trecho Livro: Terapia Anti queixa_4

Transforme-se num chato

...Para definirmos o que é um ser chato, poderíamos sintetizar a ideia que dedica-se a aborrecer os demais, que sempre está em clima de crítica ou contrariedade a tudo que lhe é dito ou ele pode ver e perceber em todo o universo à sua volta.

Quem não conhece o famoso "espalha-roda"? Assim que se aproxima, a turma vai encontrando um jeitinho de cair fora. Ninguém aguenta mais ouvir suas lamúrias pois se transformou num viciado em reclamar e apontar da própria vida ou da alheia, tudo o que provavelmente não vá dar certo.

...Uma hora a vítima é o governo que, segundo ele, está sempre aumentando os impostos ou caprichando sem perdão nas taxas de juros que se transformam em obstáculos para o desenvolvimento econômico do país...

Pouco depois o alvo muda de direção e ele passa a proferir ataques nos responsáveis pela falta de empregos...E quando você pensa que o estoque se esgotou, o resmungão abre outro compartimento de tristes razões e se volta contra ele mesmo, dizendo que o tempo ficou curto e não consegue dar conta do recado pois as 24 horas do dia são insuficientes para cumprir todos os seus afazeres, o que justifica sua difícil condição.

...Sabemos que a vida dessas pessoas é assim porque presenciamos reclamações ainda dentro de casa, locais de trabalho e assim por diante. É possível até que essa história seja muito parecida com que você presencia inúmeras vezes.

De geração em geração ouvimos as pessoas esbravejarem contra a situação do país. A velha cartilha é adotada por nossos avós que cultivaram o mesmo cântico das avaliações negativas. Nosso pais correspondem com louvor ao DNA da queixa.

E nós fazemos nossa parte para preservar a herança familiar. (...) Por isso,  a reclamação é perigosa, afinal torna-se uma herança comportamental transmitida pela má educação geralmente oferecida pelo exemplo.

Portanto, sabemos muito bem que reclamar faz parte da vida de todos. Uma queixa, de vez em quando, talvez até ajude a movimentar o organismo e a dar liberdade ao espírito. Mas daí, a nos transformarmos num viciado comportamental e passar a existência anunciando desgraças, desventuras e  tristezas, vai uma longa distância.

A vida nunca foi e jamais será feita só de flores perfumadas e notícias boas mas, se quisermos, poderemos colocar um pouco mais de luz na escuridão e enxergar um futuro melhor, independente das dificuldades enfrentadas, baseados no fato de que nada ocorre por acaso.

"Na ausência de algemas, correntes, trancas e cadeados, você só pode permanecer em uma situação qualquer enquanto o conforto proporcionado pela situação for mais intenso do que o eventual desconforto."

Quando sofremos e não modificamos nossa postura diante da vida é que na verdade ainda não sofremos o bastante, não chegamos em nosso limite, não ficamos saturados da situação atual. E daí, para que a consciência da necessidade da mudança se instale...é questão de tempo, e, nesse caso, cada um tem o seu.

Quanto mais rápido amadurecemos, mais cedo despertamos.

Livro Terapia Anti queixa 
Adolphato Tiago Roosevelt

3 comentários:

  1. Caraca!! Como esse trecho deveria ficar exposto em lugares que conheço que tem pelo menos uma mão de pessoas assim.. E porque não se enquadrar em alguma situação... infelizmente!! Livro interessante tia Tata.. Beijao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você viu? Lógico que em muitas delas nos encaixamos e temos que prestar atenção se não estamos nos tornando um "chato"! rs,rs,rs
      Claro que uma "reclamaçãozinha" de vez enquanto ok mas virar o reclamildo...nem pensar!
      Amei esse livro!
      Beijos!

      Excluir
  2. Alda, saudades! Tenho lido raramente, mas fiz questão de ler estes textos. Achei muito rico, muito profundo.
    Quando puder vou comprar, faço questão de ler, reler e passar para meus filhos e amigos que tanto amo!
    Beijos, melhorando a cada dia!

    ResponderExcluir

Oi?