12 junho, 2014

E aí? Vai ter Copa?

Não curto muito futebol, mas nos jogos das Copas costumava a me empolgar.
Claro, as lembranças da infância são as mais gostosas. Lembro de uma vez que pintamos a rua onde morávamos. Verde-amarelo-verde-amarelo-verde-amarelo até não querer mais. Até meu pai me surpreendeu ao liberar nossa calçada para ser pintada também!
Depois vieram as Copas já trabalhando, aquela loucura para voltar para casa, metade do jogo dentro do fretado, se virando ouvindo o que dava pelo rádio. Daí chegava em casa só o pó, cansada, já meio sem clima.
Mas uma coisa que eu pensava, principalmente quando criança era: já imaginou uma Copa no Brasil? Iria ser muito bonito!
Eis que chegou a tal Copa no nosso país e sem a ilusão de criança a coisa foi bem diferente. Agora a gente já sabe dos problemas públicos e tal. Da corrupção. Das falcatruas. E fica pensando: faz sentido tudo isso?
Apoiei os protestos que ocorreram. Achei dignos de serem realizados. E que vejo todo esse movimento, essa consciência com bons olhos.
Mas daí eu fiquei pensando: e as outras Copas? Devem ter rolado dinheirama também, daquelas boas de serem usadas para a melhoria de muita gente. Não só durante a Copa, mas hoje o futebol virou uma máquina de fazer dinheiro e de transformar garotos simples em heróis sem muito esforço.
Mas não dá para julgar nada disso. Não dá para criticar quem gosta e faz festa.
Acho que se não fosse todos os problemas e não tivesse tido TANTO abuso iria ser uma festa linda. Independente do Brasil ser campeão ou não.
Por isso acho válido essa "caída de bola" por parte de uns, de não querer participar, de não enfeitar nada, de não colaborar. Pode ser que dê uma "acordada" nos governantes, mostrar que alguma coisa está mudando ou pelo o menos está começando a mudar. Que apesar de sermos um povo festivo e alegre estamos mais conscientes e espertos.
Eu acredito que estamos avançando. Lentamente pode ser,mas estamos.
Andando pelas ruas eu sentia um misto de alegria e de decepção ao ver as algumas casas com bandeiras do Brasil, alguns carros enfeitados. Por um lado acho bonito isso, da união das pessoas, mesmo que seja pelo futebol. Parece que a gente se lembra que somos uma nação, que somos o povo desse país tão grande e lindo e que temos mais é que nos unirmos. Mesmo que seja para gritar: gooooool!
E por outro lado pensava: não, não podemos nos esquecer de que deveríamos ser os beneficiários dessa dinheirama toda, temos que ter mais hospitais, mais escolas, mais dignidade.
Li em um site que uma mulher no nordeste, depois de 2 anos de sua morte a família recebeu uma ligação do hospital público chamando-a para fazer um exame que ela tinha marcado há anos. Vejam isso!
Mas não posso negar que, ver nossa bandeira assim, por todos os lados me dá um orgulho danado. Amo ser brasileira. Acho linda a nossa bandeira. E o nosso hino nacional é de matar de tanta boniteza.
Então sou uma pessoa dividida nessa Copa. 
Peço e torço para que dê tudo certo. Que não haja violência. E sim alegria, união e comemoração.
Mas acho que não vou assistir aos jogos. Não desejo que a nossa seleção perca. Mas também não me sinto tão a vontade para fazer parte disso. 
Pode ser que isso não perdure, não sei. Mas preferi pegar o meu dia de folga e assistir um filme, comer pipoca, ouvir músicas, fazer mantinhas e mais tarde passear com o Zeca.
E esse meio termo está me fazendo bem.
Desejo boa sorte a nossa seleção. Se vai ser feito, que eles façam bonito.
Que toda essa alegria tragam boas energias para amenizarmos tantas tristezas que temos por aí.
Pois é meu povo: VAI ter Copa!

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi?