14 dezembro, 2015

Trecho Livro: Terapia Anti queixa_1

O problema da queixa

...O problema da queixa é que ela vai construindo uma personalidade naquele que usa da lamentação, como uma máscara sobre sua postura natural.
Com o passar do tempo, se permanecemos fazendo uso da queixa, ela é incorporada pela nossa postura natural que passa a ser de uma pessoa queixosa.

...Reclamamos seguidas vezes, independente de termos razão ou não, e o que inicialmente é uma escolha ou um ato involuntário, torna-se um hábito.

...Muitas vezes, reagimos às intempéries que nos ocorrem dizendo que não aguentamos mais a vida, entretanto, o que não aguentamos mais não é a vida mas nossa postura diante dela.

...Se admitimos que a vida é a obra direta de Deus e sua precisão mostra claramente sua grandeza, ela, a vida, não pode ser o problema, é apenas a oportunidade de fazermos dela um problema ou não.

...Em uma boa definição, a pequenez moral do homem é marcada pelas sua horas de lamentação. Quanto mais lastimamos nossa vida, mais ela ganha uma aparência amarga e triste. O queixoso depõe constantemente contra a própria vida e sempre está achando culpados para isso, seja pessoas ou situações.

Alguém poderia contestar afirmando que não é reclamação mas, sim, a verdade! Ora, não interessa o nome que vamos dar quando divulgamos ou mesmo exaltamos as situações menos felizes de nossa vida. O que não deu certo e usamos isso para justificar nossa situação, isso nos faz mal.

O pessimismo, que é pai de toda reclamação, reflete sempre nossa incapacidade de lidar com a vida e conosco mesmo. Ao reclamar, nos colocamos predispostos a adoecer do espírito até o corpo que, afinal, reflete nossa condição interna.

Livro Terapia Anti queixa 
Adolphato Tiago Roosevelt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi?